Agenda Cultural 2018




PROJETO TEATRALIZANDO A VIDA
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Agenda Cultural 2017/2018
ONDE DEUS MOSTRA SUA ARTE




JUSTIFICATIVA
         O presente projeto visa proporcionar um final de semana de atividades artísticas vinculadas a dois eventos;

a) Encerramento da oficina de princípios básicos do Projeto Teatralizando a Vida com apresentação pública dos alunos participantes.
b) Exposição Pastoral da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Estas atividades artísticas têm como objetivo fundante debater questões sociais vigentes, a fim de fazer a plateia refletir sobre esses pontos e vivenciar a metodologia empregada pelo dramaturgo brasileiro Augusto Boal, com o Teatro do Oprimido, que em síntese visa libertar o espectador de qualquer forma de opressão.

OBJETIVO GERAL
            Promover um espaço para apreciação e discussão das artes, assim como, debater questões socais inerentes a realidade da juventude.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Proporcionar a comunidade do Carlito Pamplona e adjacência uma programação variada de espetáculos (teatro, música, dança, circo e audiovisual);
2. Fomentar a formação de plateia e apreciadores de arte;
3. Contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, através da apreciação e do contato com as diversas manifestações de arte;
4. Promover a integração social e o acesso democrático aos eventos culturais.

AGENDA CULTURAL -  ONDE DEUS MOSTRA SUA ARTE.
               
Por mais que o projeto nasça de cunho secular, acreditamos nas palavras de São João Paulo II, em uma de suas cartas, que diz: “Quanto mais consciente está o artista do Dom que possui, tanto mais se sente impelido de olhar para si mesmo e para a criação inteira com olhos capazes de contemplar e agradecer, elevando a Deus o seu hino de louvor. Só assim é que ele pode compreender-se profundamente a si mesmo e à sua vocação e missão.”. Por isso ousamos misturar arte oriunda da igreja com aquela que é considerada secular.
Em primeira instância a Agenda Cultural é um evento que serve ao Projeto Teatralizando a Vida como exercício de encerramento da oficina de princípios básicos para formação do ator. O evento promove um espaço de apresentação pública onde os alunos compartilham o acúmulo de técnicas e a conclusão do último módulo, que é montagem.
Para o ano de 2017/2018 traremos uma miscigenação da arte religiosa e secular, não acreditamos que Deus se manifeste apenas nos artistas que surgem na igreja, vemos que há belas criações fora do seio da igreja e que inspiram um caminho a Deus. Para esse diálogo montamos uma programação com pontos bem definidos:
a) Exercício final – Montagem de esquetes com caráter de encerramento da oficina, esse trabalho irá apresentar os textos Beatriz, Arcanjo e Leilão de uma alma.
b) Corpo em movimento – Consiste em apresentações de danças de grupos paroquiais, convidados e cia diversas de dança.
c) Acordes ecoando – Apresentações musicais de grupos paroquiais e convidados.
d) Café teatro – Mesa redonda sobre a esquete apresentada na noite anterior.
e) Paus@Comic@ - Pequenas esquetes com tema de humor.

Coordenação Teatralizando a Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Teatralizando a vida. Fazendo do momento uma arte.